quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Colheita e Beneficiamento do Feijão-Caupi



A colheita deve ser feita na época correta, ou seja, imediatamente após as vagens completarem a secagem e, estas não devem ficar no campo além do necessário, porque a maior exposição ao sol, possíveis chuvas e orvalho acarretam perda de qualidade.

Colheita

A colheita é uma das etapas mais importantes no processo produtivo do feijão-caupi. A qualidade final do produto, quer seja semente ou grão, depende de uma colheita bem feita, na época correta. A colheita dever realizada logo que a lavoura atinja o ponto de maturidade adequado, estágio R5 (Campos et al., 2000). O atraso na colheita, geralmente, implica na perda de qualidade do produto. As cultivares da classe cores, subclasses Mulato e Sempre-Verde, sofrem o escurecimento do tegumento e têm o valor comercial reduzido, desse modo o produtor deve se preparar para realizar a colheita, cuidando, com antecedência, de máquinas, equipamentos, sacaria e depósito para armazenar o produto. É importante que seja feito o expurgo do material no armazém para controlar as pragas associadas às sementes, principalmente o caruncho (Callosobruchus maculatus Febr.), que causa grandes perdas físicas e de qualidade em feijão-caupi.

Formas de colheita 
O feijão-caupi, tradicionalmente, é colhido manualmente, vagem por vagem, e debulhado por meio de bateção. Entretanto, atualmente, esse processo está restrito às pequenas propriedades. Nas médias e grandes propriedades há uma ampla combinação de práticas que dão uma maior rapidez à colheita e ao beneficiamento do feijão-caupi. Podemos mencionar as seguintes:
  • Colheita manual e debulha mecânica através de máquina debulhadora estacionária ou acoplada a jeep ou trator.
  • Arranquio e amontoa manual das plantas e debulha mecânica através de máquina acoplada a trator.
  • Corte e amontoa manual das plantas e debulha mecânica através de máquina acoplada a trator.
  • Arranquio e enleiramento manual das plantas e recolhimento e debulha através de máquina recolhedora.
  • Corte e enleiramento manual das plantas e recolhimento e debulha através de máquina recolhedora.
  • Corte e enleiramento mecânicos e debulha através de máquina recolhedora.
  • Aplicação de dessecante e colheita e debulha através de colheitadeira.

Beneficiamento

É importante que a semente para ser comercializada esteja bem limpa e padronizada, principalmente quanto ao tamanho. O beneficiamento deve ser feito em máquina apropriada e bem regulada para evitar danos às sementes


Acondicionamento

Em feijão-caupi, as sementes são armazenadas de diferentes formas. Nas pequenas propriedades o feijão-caupi é armazenado em garrafas de vidro, em recipientes com camadas de areia fina, latas de flandre e tambores de zinco; nas médias e grandes propriedades, as sementes são armazenadas em tambores de zinco e silos metálicos.
O acondicionamento para comercialização é feito, principalmente, em sacos de fibra de polietileno e em sacos de papel multifoliados, geralmente com peso de 60 kg.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *