segunda-feira, 30 de abril de 2018

Produção de sementes de Eucalipto


Para o estabelecimento de uma plantação florestal bem formada, deve-se escolher mudas provenientes de sementes de boa procedência, exigindo-se dos viveiristas atestados de fitossanidade e os resultados analíticos do grau de pureza e germinação. Estes cuidados decorrem do fato de que o uso de sementes de boa qualidade favorecerá a obtenção de florestas produtivas. 
Existem diversos fornecedores que comercializam sementes certificadas, variando a tecnologia de produção e o grau de melhoramento das árvores produtoras de sementes.
Classes de sementes
Sementes de eucalipto apresentam dimensões e peso muito reduzidos, sendo que, com um grama, dependendo da espécie, pode-se formar mudas suficientes para plantar até um hectare de eucalipto, usando-se espaçamentos convencionais. 
O número de sementes viáveis varia de 150 a 1.000 por grama, dependendo da espécie, do grau de melhoramento e da recombinação efetiva na população base de melhoramento (FERREIRA, 2001). 
Os lotes de sementes são classificados dentro das espécies pelo grau de melhoramento das matrizes, indo desde Área de Coleta de Sementes (ACS), selecionadas pelo fenótipo, até Pomar de Sementes de Mudas Testado (PSMt), comprovadamente produtivas, tendo sido avaliadas pela superioridade genética em várias gerações de seleção. Essa classificação diferencia a qualidade da semente, caracterizada pelo número de sementes viáveis por grama, pelo potencial genético de produtividade e pelo maior número de árvores tolerantes à seca, ao frio e às doenças.
A Lei n° 10.711/03 e o Decreto Federal n° 5.153/04 definem as classes das sementes em função das unidades de produção que, especificamente para os eucaliptos, em ordem crescente de aprimoramento genético, são: Área de Coleta de Sementes (ACS), Área de Produção de Sementes (APS) e Pomar de Sementes (PS). 
As três classes de semente e/ou de material propagativo (ACS, APS e PS) podem agregar, na descrição, indicação da geração de melhoramento às quais foram submetidas (Fn com n = 1,...,n). Por exemplo, F2 indica uma geração mais avançada que F1, informando que a população foi melhorada por duas gerações de seleção, e assim sucessivamente. 
Cada geração pode significar ganhos de produtividade entre dez e 20% (ELDRIDGE et al., 1994), muito embora o ganho efetivo por geração seja de aproximadamente 5%. 
Como exemplo de ganho genético obtido em um ciclo de melhoramento, um plantio comercial formado a partir de sementes de segunda geração, nas mesmas condições de solo e clima de outro plantio efetuado com sementes da geração anterior, deve produzir ao menos 5 a 6 m³/ha-¹.ano-¹ a mais de matéria-prima, o que permitiria antecipar o corte em um ano, sem perda de produtividade, em uma rotação de doze anos (PALUDZYSZYN F° et al., 2006).
Classes de sementes - Área de Coleta de Sementes (ACS)
É uma população plantada, caracterizada, onde são colhidas sementes e/ou outro material de propagação, podendo pertencer a uma das seguintes categorias:
  • Área Alterada de Coleta de Sementes sem Matrizes Marcadas (ACS-AS);
  • Área Alterada de Coleta de Sementes com Matrizes Marcadas, com critério de seleção informado (ACS-AM);
  • Área de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas, com critério de seleção informado (ACS-MS).
Foto: Paulo Eduardo Telles dos Santos
Figura 1. ACS-MS da cultivar BRS 8801 de  E. benthamii (Colombo-PR).
Classes de sementes - Área de Produção de Sementes (APS)
É uma população selecionada, isolada contra pólen externo, onde são selecionadas matrizes, com desbaste dos indivíduos indesejáveis e manejo intensivo para produção de sementes, com critério de seleção individual informado.
Foto: Paulo Eduardo Telles dos Santos
Figura 2. APS da cultivar BRS 9402 de E. dunnii (Ponta Grossa-PR).
Classes de sementes - Pomar de Sementes (PS)
É uma população planejada, estabelecida com matrizes superiores, isolada contra pólen externo, com delineamento de plantio e manejo adequado para a produção de sementes, podendo ser:
  • Pomar de Sementes por Mudas (PSM) - é formado a partir de teste de progênies com desbaste dos indivíduos não selecionados;
  • Pomar Clonal de Sementes (PCS) - é estabelecido por meio de propagação vegetativa de indivíduos superiores;
  • Pomar Clonal para Produção de Sementes Híbridas (PCSH) - é constituído de uma ou duas espécies ou de clones selecionados de uma mesma espécie, estabelecido por meio de propagação vegetativa;
  • Pomar de Sementes Testado (por mudas: PSMt; por clones: PCSt) - são oriundos de mudas formadas por sementes (PSMt) ou por clonagem (PCSt), cujas matrizes remanescentes foram selecionadas com base em testes de progênies para uma região bioclimática específica. Os pomares testados devem apresentar ganhos genéticos comprovados em relação ao pomar não testado.
Foto: Paulo Eduardo Telles dos Santos 

Figura 3. PSM da cultivar BRS 290 de E. grandis (São Carlos-SP).
Foto: Paulo Eduardo Telles dos Santos
 
Figura 4. PCS em formação de E. grandis.
Sistema de produção
Os sistemas de produção de sementes florestais contemplam as classes de sementes certificadas e não-certificadas. No sistema de produção de sementes não-certificadas, existem as seguintes categorias: identificada, selecionada, qualificada e testada. No sistema de produção de sementes certificadas, estão previstas as seguintes categorias: selecionada, qualificada e testada.
A semente selecionada é obtida de matrizes selecionadas em Áreas de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas (ACS-MS). As principais diferenças entre esta categoria e a categoria qualificada é a falta de isolamento contra pólen externo. É a categoria de entrada no processo de certificação.
A semente qualificada é obtida de matrizes selecionadas em populações selecionadas, isoladas contra pólen externo e manejadas para produção de sementes. Inclui sementes produzidas em Áreas de Produção de Sementes (APS), Pomar Clonal de Sementes (PCS) e Pomar de Sementes por Mudas (PSM). Material de propagação de árvores selecionadas também pode ser incluído nessa categoria.
A semente testada é obtida de matrizes selecionadas geneticamente, com base em testes de progênies instalados na região bioclimática, onde a semente será considerada testada, ou outros testes aprovados pela Entidade Certificadora ou Certificador. Incluem sementes obtidas em Pomar Clonal de Sementes Testado (PCSt), Pomar de Sementes por Mudas Testado (PSMt). Material de propagação de árvores testadas geneticamente também pode ser incluído nessa categoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *