terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Importância do Cultivo da Ervilha

 

O provável centro de origem da ervilha ( Pisum sativum L.) é o Oriente Médio com sua distribuição natural alcançando o nordeste da India e Afeganistão. A Etiópia e tida também como centro de origem secundário. A cultura e bem significativa para a historia, existindo vários relatos de ervilha na Biblia, alem de ter sido de grande importância para pesquisas de Gregor Mendel, criador da genetica moderna. Atualmente, as ervilhas continuam tendo enorme importância, principalmente na nutricao humana, por ser um excelente alimento, contendo em sua composição elevados teores de proteínas, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina), minerais (ferro, calcio, potassio e fosforo), alem dos carotenoides luteina, β-caroteno e violaxantina.

O teor do aminoácido lisina faz com que seja, em termos nutricionais, um bom complemento dos cereais.

Apresenta ainda uma maior digestibilidade (90%) quando comparada ao feijão (73%). A India e o maior produtor mundial, com um volume anual com cerca de 35% da produção, seguida da China, com cerca de 23%.

Esses dois países atingem produtividades de ate 9 t/ha. A Uniao Europeia (U.E.) e responsável por aproximadamente 16% e os E.U.A. por cerca de 10% da producao mundial. Na U.E., a Franca e o maior produtor, com cerca de 5% do total mundial. As maiores produtividades desta cultura são obtidas na Belgica, Paises Baixos e Franca (14 t/ha -18 t/ha).

No Brasil, a ervilha e consumida principalmente na forma de grãos secos reidratados e enlatados ou como ervilha partida (dry pea); como ervilha verde / fresca (green pea ou garden pea ) debulhada, enlatada ou congelada; como ervilha de vagem comestível (sugar pea) achatada (snow pea) ou arredondada (snap pea) . Existe ainda a ervilha forrageira que e destinada ao consumo animal (gado leiteiro principalmente) ou utilizada como adubo verde (ou cobertura do solo). Ate a decada de 1980, quase toda a ervilha consumida no Brasil era importada acarretando uma evasão anual de divisas na ordem de sete milhões de dólares. Atualmente, toda a demanda poderia ser atendida pela producao nacional, gracas as pesquisas realizadas pela Embrapa Hortaliças, juntamente com as empresas de pesquisa e extensão rural dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e as industrias de processamento, através do desenvolvimento de cultivares adaptadas e técnicas de cultivo.


A produção de ervilha (seca ou verde) destinada a industria tem sido realizada na forma de contrato entre o produtor e a empresa, onde sao estabelecidos a area a ser cultivada, a epoca de plantio, a cultivar, os insumos e as demais atribuições relacionadas a produção, entrega e preço do produto.

A partir da decada de 1990, as agroindústrias passaram a importar grãos de ervilha novamente, e dependendo da taxa cambial, este produto e produzido aqui no pais ou e importado.

Dados mostram que a importação de ervilha tem sido relativamente alta nos últimos anos, chegando em 2015 ao volume importado de 41 mil toneladas, representando um valor de 23 milhoes de dolares (Figura 1).

Em 2010, a area cultivada com ervilhas no Brasil foi de, aproximadamente, 2.575 ha, com producao de 5.963 toneladas. Apesar da expansao da producao de ervilha no pais nos últimos anos, a participação do Brasil no mercado mundial de ervilhas ainda e inexpressiva, apresentando consideráveis oscilações em termos de area cultivada e de produção ao longo dos anos. Assim, e de extrema importância a melhoria de tecnologia de produção e ou incentivos que favoreçam o aumento dessa produção no pais. As informacoes que seguem visam apresentar aspectos importantes relacionados a produção de ervilha nas condições tropicais do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *