quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cultivo de Soja no Cerrado


A soja é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo. Da produção mundial das principais oleaginosas, a participação da soja corresponde a mais de 50%. Contudo, embora o óleo seja um importante produto, os principais responsáveis pelo crescimento da produção de soja têm sido os seus farelos proteicos, dada sua relação direta com a produção e o consumo de carnes. Os farelos proteicos são o produto mais barato por unidade de proteína, haja vista, sua participação na dieta alimentar animal, principalmente, de suínos e aves.

A produção mundial de soja foi de 336,7 milhões de toneladas em 2018. O Brasil aparece como o segundo maior produtor, com 34,8% desse total, com produtividade média da ordem de 3.333 kg/ha.

Os estados brasileiros com maior produção em 2018 foram Mato Grosso, com 31,88 milhões de toneladas, Paraná, com 19,07 milhões de toneladas, e Rio Grande do Sul, com 16,96 milhões de toneladas. O estado de Roraima aparece na relação dos produtores de grãos como área de fronteira agrícola onde a soja é plantio recente. Em 2018 foram plantados 38.200 hectares, com produtividade média estimada de 3.077 kg/ha e estimativa de crescimento tanto da área plantada como em produtividade. Estima-se que, em 2019, haja crescimento, tanto na área plantada como na produtividade de pelo menos 10%.

Para o cultivo da soja tem importância ímpar na incorporação das áreas de cerrado ao processo produtivo. Os solos pobres do ecossistema, melhorados pela correção do solo e pela fixação de nitrogênio realizada pela leguminosa, possibilitam o desenvolvimento de cultivos subsequentes como os de milho, arroz, algodão, bem como a integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta. A maior oferta de insumos agrícolas, devida ao cultivo da soja, deve viabilizar outros segmentos produtivos, como a fruticultura, a piscicultura, a pecuária bovina e a criação de pequenos e médios animais.

Esta publicação apresenta os conhecimentos e as tecnologias necessários para o desenvolvimento da cultura da soja no cerrado, cabendo aos técnicos e produtores fazerem os ajustes e adaptações necessárias a cada ambiente ou sistema de produção em que forem aplicados.

Os preços internacionais dos produtos do complexo agroindustrial da soja

A partir da década de 2000, o crescimento econômico significativo e acelerado de grande parte dos países emergentes elevou o poder de compra da população. Com o incremento sustentado de renda, criou-se condições amplamente favoráveis para o evento mais impactante do cenário agrícola mundial, que foi o aumento contínuo na demanda por alimentos, especialmente por proteína animal. Foi nesse âmbito que as variáveis de oferta e demanda se tornaram os drivers do preço da soja na CBOT (Chicago Board of Trade), que é uma bolsa de mercadorias, referência no comércio mundial de soja e derivados.

A Figura 1 ilustra as séries históricas mensais (jan/1998 a dez/2018) dos preços de produtos do complexo agroindustrial da soja (grão, farelo e óleo), fixados na CBOT. A partir da referida figura, as seguintes inferências podem ser feitas sobre o comportamento desses preços:

• Com as variáveis de oferta e demanda assumindo o papel de driver do mercado, os preços estabelecidos se tornaram bastante voláteis, o que pode ser verificado pelos coeficientes de variação dos produtos, que ficaram entre 36,12% e 38,46%.

• Durante o período, vê-se que os preços da soja em grão seguiram uma trajetória ascendente até o ano de 2014, estimulados, sobretudo, pelo desequilíbrio na balança oferta/demanda. Esse desequilíbrio foi ocasionado por quebras na safra da oleaginosa devido a eventos climáticos, notadamente entre os anos agrícolas 2007/2008 e 2013/2014.

• Entre as safras 2014/2015 e 2017/2018, as condições climáticas foram favoráveis para grande parte dos principais países produtores de soja, sobretudo Estados Unidos e Brasil, propiciando produções mundiais substanciais.

Nesse cenário, os preços da soja em grão recuaram significativamente em 2015, mantendo relativa estabilidade até dezembro de 2018 (Figura 1a).

Entretanto, em um patamar superior ao período de 1998 a 2006.

• Não obstante as variáveis de oferta e demanda constituírem o driver do mercado atual de grãos e oleaginosas, outras variáveis podem causar interferências no fluxo de valor das cotações. Por exemplo, movimentos estratégicos podem influir no mercado, como a realização de lucros, em que investidores realizam vendas em um momento de valorização para obter ganhos financeiros.

• Embora o farelo seja o principal produto derivado da soja e o que mais contribui para a liquidez da commodity, os novos mercados do óleo (ex. biodiesel) tornaram esse produto mais competitivo, podendo causar oscilações em suas cotações no mercado internacional e interno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *