quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Arborização no Cafezal Orgânico

 

Arborização

Os principais efeitos ligados à arborização dos cafezais são:

􀂃 Produção de entrenós mais longos;

􀂃 Redução do número de folhas, porém aumento da área foliar de cada folha;

􀂃 Produção de frutos maiores, mais moles e açucarados;

􀂃 Melhoria do aspecto vegetativo do cafeeiro;

􀂃 Aumento do número de ramos primários e secundários;

􀂃 Aumento da capacidade produtiva do cafeeiro;

􀂃 Obtenção de cafés de bebida mais suave;

􀂃 Redução na bianualidade de produção;

􀂃 Menor incidência da seca dos ponteiros e da cercosporiose.

Em regiões quentes e de menor altitude, a arborização é recomendada com base na fisiologia da planta, para reduzir os picos de temperatura e elevar as temperaturas mínimas, criar condições de conservação de umidade do solo, reduzir a evapotranspiração e a ação dos ventos, principal causa de ressecamento.

Do ponto de vista do solo, a arborização proporciona aporte de matéria orgânica, através da queda de folhas, reduz a decomposição das mesmas pela diminuição da temperatura, assim como as perdas de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da fertilidade (Muñoz & Alvarado, 1997). Seu efeito sobre a conservação da umidade do solo, associado à incorporação de matéria orgânica, favorece a biologia e a microbiologia do solo.

A presença de árvores atenua o impacto das chuvas sobre o solo, aumenta a capacidade de absorção e infiltração de água, reduzindo o risco de erosão, aspecto importante na conservação dos solos, especialmente em áreas onde o declive é acentuado. Quando as espécies utilizadas são leguminosas, aumenta a fixação biológica do nitrogênio do ar e, conseqüentemente, a disponibilidade deste nutriente para as plantas (Tabela 8.1).

O cafeeiro é capaz de fazer fotossíntese em condições de baixa luminosidade porque apresenta uma baixa irradiância de saturação (de 300 a 600 μmol m-2 s-1;) ou seja, a assimilação total diária é maior à sombra do que a pleno sol

O cafeeiro responde ao sombreamento diminuindo a temperatura foliar e aumentando a área foliar.

A taxa fotossintética é reduzida sob alta intensidade luminosa, em decorrência do aumento da temperatura foliar e da conseqüente elevação da concentração interna de CO2. 

Apesar da grande adaptabilidade morfológica e fisiológica do cafeeiro a diferentes intensidades luminosas em áreas de baixa altitude e alta temperatura, pode haver necessidade de sombreamento parcial para aumentar a sustentabilidade e longevidade da cultura. Mesmo submetidas a um sombreamento de até 50% as plantas desempenham funções compensatórias e mantêm um crescimento normal.

Café Conilon sob manejo orgânico em consórcio com feijão guandu (Cajanus cajan) para adubação verde 

Café arábica sob manejo orgânico, consorciado com bananeira e Erythrina verna. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *