segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Como Fazer o Biofertilizante Vairo

 

Biofertilizante Vairo

No preparo do biofertilizante tipo Vairo, deve-se usar esterco de vacas o que possibilita um efluente de melhor qualidade, pois os animais recebem dieta balanceada que contém uma variedade de microrganismos, o que acelera a fermentação. Para o respectivo preparo, o esterco fresco, complementado ou não com urina, deve ser misturado em volume igual de água não clorada, sendo a mistura colocada em biodigestor hermeticamente selado. Podem ser empregadas bombonas plásticas, tomando-se o cuidado de manter o nível da mistura a um mínimo de 10 cm abaixo da tampa, onde se adapta um sistema de válvula hidraúlica de pressão ou uma mangueira plástica fina, cuja extremidade é mergulhada em recipiente com água, para permitir a saída do gás metano produzido na fermentação, assim mantendo a condição de anaerobiose.

O final do processo, que dura de 30 a 40 dias, coincide com a cessação do borbulhamento observado no recipiente d'água. Nessa ocasião, a solução deverá ter atingido pH próximo a 7,0. Para separação da parte ainda sólida do produto, utiliza-se peneiramento e coagem.

Os biofertilizantes podem ser feitos com qualquer tipo de matéria orgânica fresca. Na maioria das vezes se utiliza estercos, mas também é possível usar somente restos vegetais. 

O biofertilizante Vairo é produzido a partir da fermentação de esterco bovino fresco. Seu uso se dá no tratamento de sementes, na produção de mudas e em aplicações em todas as culturas. 

Esse biofertilizante sofre uma fermentação na ausência de oxigênio (anaeróbica).

Ingredientes: 

- Metade de água; 

- Metade de esterco; 

- Vasilhame para fermentação do biofertilizante; 

- Mangueira; 

- Garrafa PET de 2 litros. 

 Como preparar o biofertilizante Vairo: 

1º passo: 

- Colocar no vasilhame uma medida de esterco fresco mais a outra medida de água (pura e sem cloro), deixando 20% do total do vasilhame sem preenchimento com ingredientes. O recipiente deve possuir uma tampa que proporcione uma boa vedação; 

- Fazer uma abertura no centro da tampa do reservatório, do tamanho que possa passar uma mangueira; 

- Após isso, introduzir uma mangueira que passe pelo buraco com o comprimento adequado. Uma ponta ficará localizada entre os 20% que estão sem água no reservatório e a outra dentro da garrafa pet com água. 



2º passo: 

- Deixar fermentar por 30 a 40 dias. 

-Teremos um sinal de que o biofertilizante estará pronto quando parar o borbulhamento observado na garrafa PET. 

3º passo: 

- Coar o biofertilizante Vairo e usá-lo de acordo à tabela de aplicação do Biofertilizante Vairo. 

 Importante! 

O biofertilizante deve ser usado logo após o preparo ou até a primeira semana para que tenha maior eficiência. 

A parte sólida poderá ser usada como adubo de berço para plantio de mudas (cova) ou na formação de compostagem. 

Produtores orgânicos devem consultar a OCS ou OAC para autorização do uso de biofertilizantes, principalmente quanto à aplicação em partes comestíveis das plantas. 

O uso de biofertilizante é permitido desde que ele esteja fermentado e bioestabilizado (curado).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *