quarta-feira, 18 de novembro de 2020

SELEÇÃO DE MATRIZES DA ERVA-MATE

 

COLHEITA DOS FRUTOS E PREPARO DAS SEMENTES 

A produção de mudas de erva-mate de qualidade passa necessariamente pela seleção de matrizes que apresentem os requisitos desejados na futura plantação. A seguir, são apresentados os principais parâmetros desejados para uma árvore fornecedora de sementes. 

2.1 PARÂMETROS PARA SELEÇÃO DE MATRIZES 

Figura 1 - Planta matrizeira 

Uma planta matrizeira deve atender aos seguintes requisitos: 

Crédito: Jurandir José Marques, 2012. 16 


2.1.1 Histórico das erveiras 

É importante conhecer o seu histórico de produtividade, cortes, idade e problemas ocorridos. As árvores devem ser vigorosas, bem desenvolvidas, produtivas em folhas. Devem-se evitar plantas que sejam susceptíveis ao ataque de pragas e doenças, e que estejam apresentando sintomas anormais. 

2.1.2 Idade das erveiras 

Preferencialmente selecionar árvores adultas de meia idade (entre 15 e 30 anos) para erveiras plantadas. Para erveiras nativas não há estudos sobre idade. Erveiras muito jovens e muito velhas devem ser evitadas, pois produzem sementes de baixa germinação. 

2.1.3 Produtividade de massa foliar 

Selecionar árvores preferencialmente com porte médio, copada bem formada, com ramificações abertas em formato de taça, com grande produção de folhas e poucas sementes.  


2.1.4 Coleta de sementes 

Sempre que possível, coletar sementes em matrizes em bloco ou capão, com erveiras macho e fêmea, na proporção de 4 árvores macho para 1 árvore fêmea. Devem estar afastadas de ervais plantados de procedência duvidosa. 

2.1.5 Tipo de bebida 

O ideal é selecionar as erveiras matrizes de acordo com o tipo de produto (chimarrão, bebida, chá, corante, cosmético) para produzir mudas de erva-mate de acordo com a demanda do mercado. 

2.2 COLHEITA E BENEFICIAMENTO DOS FRUTOS 

A erva-mate floresce entre os meses de setembro e dezembro. A frutificação ocorre nos meses de janeiro a março. 

2.2.1 Colheita 

Quando os frutos estão maduros apresentam coloração violácea a roxa. A colheita pode ser realizada a partir de fevereiro, quando os frutos começarem a cair. Recomenda-se 18  colocar uma lona ou rede embaixo da planta, recolhendo os frutos a cada 05 dias. 

2.2.2 Beneficiamento 

Após a colheita, os frutos devem permanecer algumas horas em água, o que facilita a separação das sementes da polpa que as envolve. A separação também pode ser feita por esmagamento. Em seguida, procede-se à lavagem e limpeza das sementes, eliminando-se casca e polpa. Se houver necessidade de armazenar as sementes antes da semeadura ou da estratificação, procede-se à sua secagem em locais sombreados. A água utilizada na lavagem e limpeza das sementes não deve ser jogada em cursos d’água. 

2.2.3 Estratificação das sementes 

Quando os frutos estão maduros, mais de 95% das sementes estão com os embriões em fase de desenvolvimento ou imaturos. A estratificação das sementes é realizada com a finalidade de quebrar a dormência, amolecer a casca das sementes e concluir a maturação dos embriões. 

Utiliza-se uma caixa de madeira ou tonel com o fundo perfurado, que permite a saída da umidade. Nesse recipiente, colocam-se camadas alternadas de 5 cm de altura de areia e 2 cm de altura de sementes até enchê-lo. Coloca-se o recipiente cheio em locais sombreados, suspenso do chão e com cobertura impermeável (se em local aberto). As sementes devem permanecer umedecidas através de regas frequentes por um período aproximado de 6 meses. Por serem suscetíveis ao ataque de fungos, recomenda-se realizar tratamento periódico sob orientação técnica. 

Um quilo de semente de erva-mate tem em média 100.000 sementes que apresentam um índice de 20 a 40% de germinação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *