domingo, 22 de outubro de 2017

Principais doenças da Araucária

Principais doenças

A araucária pode ser atacada por patógenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro até nos plantios adultos. As principais doenças são: tombamento de mudas; podridão da haste por Colletotrichum; armilariose; podridão de raízes por Cylindrocladium; podridão de raízes por Hendersonula; podridão de raízes por Rosellinia; podridão de raízes por Sphaeropsis; podridão de raízes por Phellinus; e podridão do colo e morte de árvores, por Phytophthora. Existem, também, problemas de origem abiótica, como o secamento de mudas no campo e o ataque de fungos na madeira, causando a mancha castanha do cerne e a mancha azulada.

Tombamento de mudas

Sintomas e sinais
Lesão necrótica na região do colo da plântula que progride para a murcha, encurvamento e seca dos cotilédones e posterior morte. Em geral, o tombamento de plântulas ocorre em reboleira.
Causas
A doença decorre do ataque dos fungos dos gêneros Fusarium e Rhizoctonia nas fases de germinação, emergência e pós-emergência, destruindo as plântulas. Os fungos podem ser veiculados em sementes infestadas, substratos e água de irrigação contaminados. As condições de alta umidade no viveiro favorecem o ataque e a disseminação dos patógenos.
Controle
  1. usar substratos comerciais com boa drenagem;
  2. semear diretamente em tubetes suspensos;
  3. evitar sombreamento excessivo das mudas;
  4. ralear as plântulas o mais cedo possível;
  5. usar sementes e água de irrigação livres de patógenos;
  6. selecionar as mudas para descarte das doentes e mortas;
  7. retirar tubetes sem mudas;
  8. aplicar adubação equilibrada nas mudas;
  9. irrigar de forma a evitar a falta ou excesso de umidade.

Podridão da haste por Colletotrichum

Sintomas e sinais
A doença é caracterizada pela murcha do ponteiro da muda e sua posterior morte. A lesão se inicia nas acículas, progredindo para a haste, onde causa o estrangulamento do caule.
Causas
Essa doença é causada por uma espécie de Colletotrichum. As condições de alta umidade no viveiro favorecem o ataque e disseminação do patógeno.
Controle
Para o controle dessa doença, as recomendações são as mesmas das preconizadas para o tombamento de mudas.

Armilariose

Sintomas e sinais
A doença é caracterizada pelo ataque das raízes e do colo de árvores jovens de araucária. A lesão pode surgir nas raízes ou no colo, com exsudação de resina, progredindo para a morte da casca, amarelecimento e seca das acículas, terminando com a morte da planta. A presença do fungo é detectada pela ocorrência de um feltro micelial, de coloração branca a creme e pelas rizomorfas, estruturas filamentosas escuras similares a cordões.
Causas
Essa doença é causada por uma espécie de Armillaria. O fungo é habitante do solo e pode sobreviver decompondo matéria orgânica na forma de raízes e tocos de árvores. Esse patógeno também ataca espécies comerciais de Pinus e frutíferas, como pessegueiro, ameixeira e videira, entre outras.
Controle
Eliminar os tocos e raízes de árvores doentes e mortas pela doença. Evitar o plantio em áreas onde já se verificou a doença.

Podridão de raízes por Cylindrocladium

Sintomas e sinais
As plantas afetadas apresentam inicialmente um amarelecimento característico na copa, com posterior secagem das folhas. O patógeno ataca raízes de árvores, formando focos circulares discretos. Os exemplares doentes podem permanecer em pé por vários meses, até caírem por conta do apodrecimento da base da árvore.
Causas
Essa doença é causada pelo fungo Cylindrocladium clavatum. Esse fungo é polífago, atacando também espécies de Eucalyptus e Pinus.
Controle
Até o momento, não há recomendações de controle dessa doença.

Podridão de raízes por Hendersonula

Sintomas e sinais
A doença é caracterizada por uma podridão nas raízes e colo de árvores jovens.
Causas
Essa doença é causada pelo fungo Hendersonula sp.
Controle
Eliminar as árvores doentes e mortas, retirando-as dos focos da doença no campo.

Podridão de raízes por Rosellinia

Sintomas e sinais
A doença é caracterizada por uma podridão das raízes e do colo. O fungo forma uma crosta fúngica com rizomorfas e estruturas reprodutivas na superfície da base da planta.
Causas
Essa doença é causada pelo fungo Rosellinia bunodes. O fungo se dissemina no solo por meio de rizomorfas que, ao atingirem uma planta sadia, penetram na raiz ou no colo da planta. A doença é observada em locais onde a derrubada da mata é recente e o solo encontra-se úmido e sombreado.
Controle
Eliminar os tocos e raízes de árvores doentes e mortas pela doença.

Podridão de raízes por Sphaeropsis

Sintomas e sinais
A doença ocorre em mudas que, inicialmente, apresentam uma lesão no colo, com escurecimento interno do tecido lenhoso que provoca a sua murcha. Posteriormente, a planta apresenta coloração marrom-escura, com a secagem das acículas.
Causas
Essa doença é causada pelo fungo Sphaeropsis sapinea.
Controle
Empregar medidas que garantam o vigor das mudas e práticas que mantenham a sua sanidade, como eliminação das mudas doentes, adubação e irrigação adequadas, de forma a evitar a falta ou excesso de umidade.

Podridão de raízes por Phellinus

Sintomas e sinais
A doença é caracterizada pela podridão de raízes e do colo em árvores jovens e adultas. A podridão se inicia nas raízes próximas da base da árvore, evoluindo para o colo e causando a seca da copa e a morte da árvore.
Causas
Essa doença é causada por uma espécie de Phellinus.
Controle
Da mesma forma empregada para a armilariose, fazer a eliminação dos indivíduos doentes e mortos, para não servirem de fonte de inóculo.

Podridão do colo e morte de árvores causada por Phytophthora

Sintomas e sinais
Doença constatada em plantação de araucária e em árvores isoladas. Os sintomas iniciais das árvores doentes caracterizam-se pela escassa folhagem, aspecto clorótico e redução do tamanho da copa. Internamente, no caule e raízes, verificam-se áreas escurecidas. A doença pode provocar a morte das árvores afetadas.
Causas
Essa doença é causada por Phytophthora cinnamomi.
Controle
Até o momento, não há recomendações de controle dessa doença.

Seca de mudas no campo

Sintomas e sinais
O sintoma se inicia com o amarelecimento da planta, seguido pela murcha nas horas mais quentes do dia e necrose da casca da base da muda, na linha do solo.
Causas
Problema que ocorre no período de verão, em consequência do aquecimento excessivo da base da muda recém-plantada no campo. Podem surgir patógenos secundários nos tecidos necrosados, os quais participam do processo que conduz à morte da planta.
Controle
Efetuar o plantio das mudas no campo, tão logo finde o inverno, para permitir a formação de um tecido mais resistente e que suporte a insolação, no período de verão. Fazer a proteção da base da planta com cobertura morta, aproveitando sobras de resíduos da limpeza de área para plantio, como capim e folhagem. Evitar o plantio da muda de modo profundo no solo.

Mancha castanha do cerne

Sintomas e sinais
Aparecimento de manchas na madeira que deixam o cerne com uma coloração castanho-escura que tende a desaparecer com a secagem da madeira. A mancha apresenta contornos sinuosos e surge após o corte da árvore, notadamente na porção do tronco, que vai da base até, aproximadamente, 7 m de altura. O escurecimento seria consequência do desenvolvimento do fungo no interior e a oxidação de compostos da madeira, sem alterar as condições físico-mecânicas, apenas depreciando o seu valor estético.
Causas
O aparecimento de manchas é causado por fungos do gênero Fusarium.
Controle
Efetuar o corte das árvores em períodos mais secos e quentes. Retirar as árvores do campo o mais breve possível, para a secagem e para o processamento mecânico da madeira na serraria, impedindo que o fungo a manche.

Mancha azulada

Sintomas e sinais
Aparecimento de manchas na madeira que ocorrem após o corte de árvores de coníferas. O azulamento decorre do desenvolvimento do fungo no interior da madeira, promovendo uma coloração azul-acinzentada ou azul escura, sem alterar as condições físico-mecânicas, apenas depreciando o seu valor estético.
Causas
Esse processo de mancha da madeira é causado pelos fungos Aureobasidium pullulans e Ceratocystis triangulospora.
Controle
Para o controle dessa doença, as recomendações são as mesmas preconizadas para a mancha castanha do cerne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *