Bokashi
A formula abaixo é recomendada pela Fundação Mokiti Okada.
Ingredientes
Farelo de arroz - 500 kg
Farelo de algodão - 200 kg
Farelo de soja - 100 kg
Farelo de osso - 170 kg
Farinha de peixe - 30 kg
Termofosfato - 40 kg
Carvão moído - 200 kg
Melaço - 4 litros
EM/4 - 4 litros
Água - 350 litros
OBS: alguns agricultores substituem a formulação comercial EM/4 da Fundação Mokiti Okada por microrganismos coletados na própria unidade produtiva. Observa-se também uma grande variação dos ingredientes utilizados.
Os ingredientes secos devem ser misturados e a água adicionada aos poucos. A umidade ideal é de cerca de 50%. A temperatura de fermentação não deve ultrapassar 50º C. Cada vez que o composto atingir essa temperatura, deve ser revolvido. O Bokahi deve ser amontoado e coberto com sacos de estopa ou lona de algodão, para acelerar a fermentação. Dependendo das condições de temperatura e umidade, o Bokashi chega a 50º C em 20- 24 horas. Em condições ideais, estará pronto entre 7-10 dias.
O principal cuidado no preparo do Bokashi é o seu ponto de umidade. Umidade excessiva pode resultar na putrefação da mistura. Um modo prático de se obter a umidade correta é molhar aos poucos e misturar bem os ingredientes de modo a uniformizar a pilha. A água não deve escorrer entre os dedos quando uma amostra for apertada e a mistura não deve estar seca a ponto de não formar um torrão.
É importante planejar o uso do Bokashi, pois o produto só pode ser armazenado por até 6 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário