quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Variedades e Praticas Culturais na Cevada



Cultivares

A escolha de cultivar mais competitiva na região de intenção de cultivo é fator decisivo para o sucesso do empreendimento.
As cultivares de cevada registradas para cultivo nas safras de 2015 e de 2016, para RS, SC e PR são: ANAG 01, BRS Brau, BRS Cauê,  BRS Elis, BRS Korbel, BRS Sampa e MN 6021, sendo as de sigla ANAG da Cooperativa Agraria, BRS da Embrapa e MN  da AmBev.
As características agronômicas consideradas como muito importantes para a tomada de decisão relativa ao manejo da cultura, envolvendo as cultivares indicadas, são apresentadas na Tabela 1.
Tabela 1.  Dados médios de ciclo (dias), altura (cm) e reação ao acamamento e às principais doenças das cultivares de cevada indicadas, obtidos em ensaios de rendimento conduzidos em Passo Fundo, RS e em Guarapuava, PR, no período 2010-2014.
Cultivar
Ciclo
Características agronômicas

Reação a moléstias
EM-ES
EM-MA
APL
ACA
OID
FFO
 MRE
MMA
GIB
ANAG 01
93
137
81
R
MR
MR
S
S
S
BRS Brau
88
132
76
MR
AS
S
MR
S
S
BRS Cauê
90
132
72
MR
AS
S
MR
S
S
BRS Elis
92
135
76
MS
MR
S
AS
S
S
BRS Korbel
88
132
80
MR
MR
S
MR
S
S
BRS Sampa
89
131
81
MR
S
S
MR
S
S
MN 6021
83
129
70
MR
MR
MS
MR
S
S
EM= emergência; ES= espigamento; MA= maturação; APL= altura; ACA= acamamento; OID= Oídio;
FFO= Ferrugem da folha; MRE= Mancha Reticular; MMA= Mancha Marrom; GIB= Giberela.
R= Resistente; MR= Moderadamente Resistente; MS= Moderadamente Suscetível; S= Suscetível;
AS= Altamente Suscetível.
Fonte: Comissão de Pesquisa de Cevada (2015).

Práticas Culturais


Densidade, espaçamento e profundidade de semeadura

A densidade de semeadura deve ser ajustada tendo como meta o estabelecimento de população entre 250 a 300 plantas por m² necessária para atingir o potencial produtivo das cultivares indicadas. O espaçamento entre as linhas indicado é de 12 cm a 20 cm. Cultivares de porte baixo (anão) e de alta capacidade de perfilhamento, como BRS Brau, BRS Cauê e BRS Elis, respondem positivamente em tamanho de grãos, quando semeadas no espaçamento 17 cm x 34 cm, ou seja, uma linha em branco (não semeada) entre duas semeadas, mantendo-se a mesma quantidade de semente por unidade de área, em sistema denominado de linhas pareadas.
A semente deve ser depositada uniformemente no solo, em profundidade entre 3 e  5 cm.

A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. A área cultivada no mundo chega a 530 000 km². O seu período de germinação é de um a três dias. Suas flores são dispostas em espigas, na extremidade do colmo, e os aquénios, amarelados e ovoides.
CURIOSIDADES
É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
A cevada fornece uma farinha alimentícia e o produto resultante da germinação artificial dos grãos (malte) é utilizado na fabricação da cerveja e de outros produtos. Os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de uma bebida sem cafeína de aspecto semelhante ao do café. A cevada é ainda empregada em alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração.
No Brasil, a malteação é o principal uso econômico da cevada, já que o país produz apenas 30% da demanda da indústria cervejeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *